quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
QUER APRENDER E COMPARTILHAR ALGO A MAIS SOBRE FUTEBOL COM TREINAMENTOS INTELIGENTES E ATUALIZADOS?
Acesse meu site: www.marceloalbino.com.br e, aproveite também para conhecer um pouco mais sobre minha história e meu trabalho!
Há muitas novidades lá. Confira.
Espero que aproveite bem o conteúdo!
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
ORGANIZAÇÃO OFENSIVA - PRIORIZANDO CRIAÇÃO DE VANTAGENS OFENSIVAS
JOGO CONCEITUAL INTERSETORIAL
DE ORGANIZAÇÃO OFENSIVA PRIORIZANDO CRIAÇÃO DE VANTAGENS OFENSIVAS
DESENVOLVIMENTO:
Jogo conceitual intersetorial de organização ofensiva com campo dividido em 3
setores e 2 corredores (6 quadrantes).
O jogo se desenvolve entre duas equipes em igualdade
numérica (6+1G X 6+1G) com regras e pontuações priorizando a criação de
vantagens ofensivas (posicional, numérica, qualitativa e cinética).
ATENÇÃO À ESTAS DEFINIÇÕES
CONCEITUAIS:
·
VANTAGEM
POSICIONAL: Se posicionar melhor dentro do espaço físico de forma a
recepcionar a bola sem marcação. Além disso, a outra forma de levar vantagem é
posicionar melhor o corpo para que de preferência recepcione a bola na perna
mais distante e em progressão;
·
VANTAGEM
NUMÉRICA: Ter mais jogadores em cada setor (neste caso, dentro do quadrante)
que o adversário;
·
VANTAGEM
QUALITATIVA: Se livrar do adversário com fintas ou condução de bola em
velocidade ganhando campo;
·
VANTAGEM
CINÉTICA: Se deslocar em velocidade para recepcionar a bola ou abrir espaço
para outro companheiro.
REGRAS:
·
Toques livres;
·
Regra do impedimento (somente no último terço do
campo);
·
Somente pode invadir qualquer outro quadrante de
forma ofensiva e após efetuar um passe para criação de vantagem numérica
através da vantagem cinética (movimentação sem bola);
·
Início e reinício de jogo se dá sempre com a
saída através do goleiro;
·
Não existe nem arremesso lateral e nem escanteio;
·
Só pode sair jogando desde o primeiro terço do
campo (opcional de acordo com seu modelo de jogo e objetivos);
·
Só pode jogar com bola no chão (opcional de
acordo com seu modelo de jogo e objetivos).
PONTUAÇÕES:
Gol=1Pt.
VARIAÇÕES: Devem
ser de acordo com seu modelo de jogo, suas atuais necessidades e sua
criatividade, como por exemplo:
·
Poder invadir ofensivamente qualquer quadrante com
condução de bola criando vantagem numérica e/ou após efetuar um passe (utilizando
vantagem cinética);
·
Limitar a quantidade de toques por quadrante;
·
Retirar o impedimento (cuidado para não
descontextualizar do jogo formal);
·
Poder jogar com bolas aéreas;
·
Podem ser acrescidos apoios laterais e/ou
conringas dentro do campo (tomar cuidado pra não descaracterizar os seus
objetivos conceituais de jogo;
·
Acrescentar 1 ponto toda vez que criar vantagem
numérica em cada quadrante.
OBJETIVO: Evoluir
os atletas na questão de maior entendimento do jogo utilizando as quatro importantes
formas de vantagens ofensivas para que haja melhor aproveitamento em transições
ofensivas e organização ofensiva.
OBSERVAÇÕES:
Dentro deste mesmo trabalho dá para enfatizar mais conceitos. Porém, precisamos
conhecer o grupo de atletas que obtemos e em que fase ou nível de preparação
estamos.
O tempo de atividade (estímulo), séries (repetições), pausas
(recuperação), variações e frases controle deverão estar de acordo com a
criatividade, com conceitos e modelo de jogo, com objetivos da sessão de
trabalho almejados pela comissão técnica.
Autor: Marcelo Albino
Site: www.marceloalbino.com.br
Canal do You Tube:
https://www.youtube.com/channel/UCQyXcpmhNnB5-bQsmy7ahUw
Vamos em frente!
Até a próxima atividade!
Assinar:
Postagens (Atom)