sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PEÇAS NO LUGAR CERTO

Sistema 4X2X3X1

Enfim o técnico Mano Menezes encontrou a forma adequada de jogar de acordo com suas peças a disposição e fez a seleção dar um show na Argentina na segunda partida da Copa Roca. É claro que a Argentina não estava com seus medalhões, mas o Brasil também não estava, e de nada adiantou mudar o regulamento para que os jogadores que jogam nos dois países pudessem atuar também nesta última partida.
Fazia muito tempo que não se via a disposição dos jogadores e grande obediência tática.
O goleiro Jefferson transmitindo muita confiança em seus lances e mostrando que veio pra ficar na seleção.
Os zagueiros Dedé e Rever mostrando muita firmeza e habilidade para sair jogando, além de ótimas antecipações aos atacantes adversários.
Cortez "brincou" de jogar futebol, se destacou muito na partida participando dos dois gols, e praticamente deverá ocupar a segunda vaga na lateral esquerda que hoje está com somente Marcelo.
Já Danilo teve uma atuação mais discreta, mas foi muito importante na jogada do segundo gol dando um passe primordial de primeira para Lucas arrancar.
O volantes Ralf e Rômulo muito dedicados taticamente e na marcação, dando um suporte muito bom para as descidas dos laterais brasileiros e também à Ronaldinho Gaúcho.
Ronaldinho mesmo muito marcado foi mais uma vez o maestro da partida, inclusive realizando muitas tabelas com Lucas e Neymar.
Neymar e Lucas retornando na marcação nas descidas dos laterias adversários ajudando na composição do meio campo e tendo fôlego, velocidade e habilidade para atacar com muita força. E, me parece que Lucas realmente é jogador de flanco de campo e não um armador nato conforme Mano inicialmente previa em seus planos.
Borges fazendo a referência na área, tirando a sobra do sistema 3X5X2 da Argentina e fazendo o pivô para os jogadores que vinham de trás.
A torcida brasileira no mangueirão deu seu show à parte, deixando os jogadores e comissão técnica boquiabertos com tanto apoio e fanatismo.
Muito se criticou o trabalho de Mano frente à seleção, porém temos que ressaltar que pelo simples fato do Brasil não ter que participar das eliminatórias o planejamento está ainda por fazer experiências. Acredito que nunca foi feita uma reformulação desta forma em nossa seleção. É claro que não podemos julgar o trabalho em somente uma partida, mas pra mim que sou treinador e sei o  que se passa em nossas cabeças, o trabalho está seguindo o caminho certo. O grande problema é que no Brasil somos muito imediatistas e sem paciência de esperar as coisas.
Esta seleção montada com somente com jogadores que atuam no Brasil deu muitas opções a Mano Menezes para montar a seleção ideal com todos os jogadores que atuam tanto dentro quanto fora do país.
Parabéns Mano Menezes pela ousadia e inteligência a qual vem comandando a Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário